ESTALÃO DO GOLDEN RETRIEVER

Golden Retriever

©M.Davidson, illustr. NKU Picture Library

Segundo standard nº 111

FCI do dia 22 de Julho de 1988

APARÊNCIA GERAL E COMPORTAMENTO

Cão harmonioso, bem proporcionado, activo, paciente, bem colocado no andar,de constituição robusta e expressão cheia de doçura. Cão dócil, inteligente, naturalmente dotado para o trabalho, com temperamento doce, amistoso e seguro de si próprio.

CABEÇA

Cabeça bem proporcionada e bem cinzelada. Crânio largo sem que seja pesado. Bonita implantação de cabeça no pescoço. Focinho largo e alto. O comprimento da cana nasal é aproximadamente igual à do crânio, do stop bem marcado ao occipital. O nariz preferencialmente preto.

OLHOS

Olhos castanho escuros; bem afastados e o bordo das pálpebras é escuro.

ORELHAS

De tamanho médio e implantadas quase à altura dos olhos.

MANDÍBULAS

São fortes e apresentam uma articulação em tesoura perfeita, regular e completo, quer dizer, os incisivos superiores cobrem os inferiores, em contacto estreito estão implantados bem em esquadria em relação às mandíbulas.

PESCOÇO

De bom comprimento, desenvolto e musculoso.

QUARTOS DIANTEIROS

As patas dianteiras são rectas; tem uma boa ossatura. Os ombros são bem oblíquos. A omoplata comprida e o braço de igual comprimento fazem com que os dianteiros, do cotovelo ao chão, estejam bem dispostos por baixo do corpo. Os cotovelos estão bem unidos ao corpo.

Bem equilibrado; lombo curto; peito bem descido na região do esterno; as costelas estão bem descidas e arqueadas. Linha dorsal horizontal.

QUARTOS TRASEIROS

O lombo e os quartos traseiros são fortes e musculosos. As pernas são sólidas e os joelhos estão bem angulados. Os jarretes estão bem descidos. Vistos por trás, estão aprumados. Os jarretes não estão voltados para fora nem para dentro. Os jarretes de vaca são de rejeitar.

PÉS

 Redondos, pés de gato.

CAUDA

Implantada e elevada à altura do lombo. Chega aos jarretes e não se enrosca na extremidade.

ANDAR, MOVIMENTO

Andar enérgico, com muito impulso. As patas dianteiras e traseiras deslocam-se em planos paralelos ao eixo do corpo. A passada comprida e solta sem nenhuma tendência para levantar os dianteiros.

PELO

É liso ou ondulado com boas franjas. O sub pêlo é denso e impermeável.

COR

Qualquer tonalidade dourada ou creme. Não deve ser vermelha nem caju. Admite-se a presença de alguns pelos brancos, unicamente no peito.

ALTURA AO GARROTE

De 56 a 61 cm no macho, e de 51 a 56 na fêmea.

DEFEITO

Qualquer desvio com respeito ao precedente deve ser considerado como um defeito que será penalizado em função da sua gravidade.